quarta-feira, 26 de março de 2008

Aula dia 18/03/2008

Por acharmos que a atividade da aula passada foi muito significativa, mas o tempo dedicado a ela foi pouco, decidimos por dar continuidade a mesma, levando em consideração a sugestão do Prof. Admir.

Fizemos rapidamente a atividade na aula passada, após os alunos terem visto os vídeos sobre o Sumô e comentado um pouco sobre eles.

Então, a atividade de hoje foi pensada assim:

Atividade:

Fizemos vários "X" no chão em duas cores. E alguns de cor preta (seria o ponto neutro)

Os alunos estavam em dupla e teriam que estourar o balão do colega (não deixar que estoure o seu), lembrando que o aluno só poderá atacar, quando estiver no "X" de sua cor escolhida ou no “X” de cor neutra.

Formaremos dois times para que todos os alunos participem. Pensando na luta na perspectiva do ATAQUE.

Fechamos o trabalho com o Sumô, questionamos sobre alguma dúvida e algum comentário.

Nossas Reflexões:

A aula aconteceu dentro do esperado. E para nossa surpresa, hoje o Prof. Sérgio não quis participar da aula na parte prática, apenas observou o que acontecia. Convidado várias vezes pelos alunos que frequentam a oficina a participar com eles, justificou dizendo que estava “JURURU”. Percebemos que os alunos gostam quando ele se dispõe a fazer. Talvez por que neste momento ele rompe com aquele estereótipo hierárquico de Escola, Professor e Aluno.

Outro ponto interessante sobre a aula de hoje é que por alguns momentos, vejo a turma muito tímida. Até parece que ainda não está acostumada a participar de uma construção, a opinar e sugerir. Conforme discutido com o Prof. Admir, após a sua observação em um determinado momento de nossa oficina, onde os alunos estavam todos sentados em cima das carteiras, como que se estivessem acuados olhando o processo e escutando nossas perguntas. Talvez, ainda sejamos estranhos para eles.

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