domingo, 4 de outubro de 2009

Revista Presença Pedagógica nº 89
(edição setembro/outubro de 2009)



Inquietação e desejo de ensinar

O que fazer para tornar a escola mais interessante para os jovens? Como deixar os alunos
com vontade de ir às aulas todos os dias? Essas questões fizeram com que os professores da
Escola Municipal Hilton Rocha, na periferia de Belo Horizonte, experimentassem um caminho
novo, repleto de desafios.

Hoje, os alunos do Terceiro Ciclo e da EJA (Educação de Jovens e Adultos) têm aulas de iniciação
à pesquisa e, orientados pelos professores, definem o objeto de estudo. Para concluir o
Ensino Fundamental e EJA, eles devem apresentar a pesquisa realizada para uma banca
examinadora.

Motivados a estudar temas de seu interesse, eles se entregam à leitura em livros, jornais, revistas,
sites e estreitam os vínculos com a escola. “Não falto mais, tenho que conversar com minha
orientadora”, diz Marcelo Freire, 15 anos, um ex-pichador que agora estuda o grafite. Alcoolismo,
homossexualidade, direitos trabalhistas, moda, heavy metal, orçamento participativo, hip-hop,
aquecimento global são temas de alguns dos trabalhos de conclusão de curso realizados na escola.

Com iniciativa como essa, que nasce da inquietação e do desejo de ensinar, homenageamos os
professores no seu dia 15 de outubro.

Rosangela Guerra
Editora Geral

Nenhum comentário: