sábado, 31 de maio de 2008

Planejamento do Dia 27/05/2008

Planejamento do Dia 27/05/2008

Continuidade ao tema: Capoeira

Material utilizado: micro-system, cd de músicas de capoeira, instrumentos capoeira

Na última aula pedimos para que os alunos levassem instrumentos relacionados a capoeira. Poderia ser o instrumento que foi comprado e / ou instrumentos feitos por eles (confecção do objeto).

Tinhamos pensado em comentar alguns pontos sobre a história da capoeira, curiosidades, vestuário, a relação dos pontos estruturantes já trabalhados no decorrer da oficina comparando com a capoeira, dentre outros. Porém, como percebemos que o excesso de informação estava tornando a aula "cansativa", resolvemos deixar para esta aula a abordagem deste conteúdo.


Então, experimentaremos os sons produzidos pelos instrumentos levados, faremos a roda de capoeira, faremos a exposição de alguns comentários relacionados com o tema (inserindo-os no decorrer da aula).

----------------

Nossas reflexões:

Tivemos a participação do mesmo grupo de alunos que já acompanha a oficina: 4 alunos e 2 meninas convidadas (que também participaram da aula passada). E, um deles trouxe o instrumento conforme combinamos. O instrumento foi o PANDEIRO.

Tivemos também a participação da Professora Sandra e do Prof Sérgio. E, a visita de 2 alunos da escola, que devem ser integrantes de outra oficina.

Fizemos algumas ponderações, deixamos que os alunos experimentassem os sons do pandeiro (até que um se ofereceu para tocar).

Foi interessante ver que este aluno que trouxe o pandeiro, estava bem mais participativo do que nas últimas aulas. Tentava escutar o ritmo, da música no CD, e acompanhá-lo.

Ao passo que outro aluno sempre participativo, estava meio " JURURU". Ele nos disse que estava com o pé machucado. Pensamos que seria interessante que ele filmasse a oficina e registrasse os momentos.


O que aconteceu tentaremos mostrar nos filmes abaixo:

Vídeo 1: Experimentando fazer sons...

Nenhum comentário: