quinta-feira, 22 de maio de 2008

Aula do Dia 22/05/2008

Nosso Planejamento:

Para atender a curiosidade de nossos alunos, sobre a presença da Luta Olímpica e do Judô no Pan Americano de 2007, falaremos sobre a classificação do Brasil no mesmo e sobre as medalhas adquiridas. Pois na última aula, fomos questionados sobre a participação do Brasil nas Olimpiadas e no Pan.

Aproveitamos e falaremos sobre o Judô no PARAPAN. Questionaremos os alunos se eles tem alguma idéia de como funciona a modalidade de Judô para o Deficiente Visual (as regras e a luta em si).

Ficamos devendo fotos sobre o Huka Huka (modalidade indígena de lutas), que já haviamos comentado em uma aula passada sobre (Luta Olímpica). Contamos sobre as Olimpíadas Indigenas disputada no Xingu e, das outras modalidades disputadas.

E também, separamos uma noticia que fala sobre uma disputa que aconteceu entre o Sumô x Huka Huka, promovida pelo Sesc de São Paulo.

Partiremos para a CAPOEIRA. Pensamos que deveríamos encerrar o nosso percusso na Oficina de Lutas com uma modadalidade tipicamente brasileira.

Questionaremos sobre o conhecimento dos alunos sobre a capoeira.

Levaremos Berimbau, CD com algumas músicas (caso ninguém saiba tocar o instrumento). E proporemos uma roda e a experimentação/familiarização com o berimbau.


·ï¡÷¡ï··ï¡÷¡ï··ï¡÷¡ï··ï¡÷¡ï··ï¡÷¡ï··ï¡÷¡ï·


REGISTRO:


A aula seguiu como planejado, tivemos 3 alunos (que participaram das últimas aulas)...



... mais 3 meninas "convidadas"...

E a presença do Prof. Sérgio da Escola Hilton Rocha (visando a formação continuada).


Então, a uma certa hora, um de nossos alunos saiu da sala. Foi quando percemos que o excesso e informação estava cansativo e que naquele momento era necessário partirmos para a prática. (Temos que aguçar este sentido - a percepção sobre nossos alunos)





E começamos mais um tema da oficina: a capoeira.


O interessante é que, aquela imagem de que o professor é o detentor do conhecimento, ficou clara nesta hora. Um de nossos alunos pediu para que agente ENSINASSE E FISESSE TODOS OS MOVIMENTOS DA CAPOEIRA. Para nossa surpresa, pois este aluno, é um dos que sempre participa "sentado e opinando". E neste dia percebemos, novamente, a clara vontade dele em participar da roda (mesmo com a justificativa de que não sabia nada).





E outra surpresa para aula de hoje, um de nossos alunos disse que conhecia alguns colegas que gostam da capoeira e que ele os chamaria para aula. Em alguns minutos voltou para sala com mais 2 colegas. E continuamos a experimentação dos sons produzidos pelos instrumentos.




PARA A PRÓXIMA AULA SUGERIMOS A CONTINUAÇÃO DO TEMA. PEDIMOS PARA QUE OS ALUNOS LEVAR INSTRUMENTOS CRIADOS POR ELES OU MESMO INSTRUMENTOS JÁ PRONTOS PARA AGENTE FAZER A RODA DE CAPOEIRA.
E QUE ELES CONVIDEM OUTROS COLEGAS PARA PARTICIPAR DA RODA. SENDO QUE ELES CONCORDARAM COM A NOSSA IDÉIA...

·ï¡÷¡ï··ï¡÷¡ï··ï¡÷¡ï··ï¡÷¡ï··ï¡÷¡ï··ï¡÷¡ï·

As fotos abaixo servem como complemento do nosso registo, desta aula tão rica!










Nenhum comentário: