Nosso Planejamento:
Para atender a curiosidade de nossos alunos, sobre a presença da Luta Olímpica e do Judô no Pan Americano de 2007, falaremos sobre a classificação do Brasil no mesmo e sobre as medalhas adquiridas. Pois na última aula, fomos questionados sobre a participação do Brasil nas Olimpiadas e no Pan.
Para atender a curiosidade de nossos alunos, sobre a presença da Luta Olímpica e do Judô no Pan Americano de 2007, falaremos sobre a classificação do Brasil no mesmo e sobre as medalhas adquiridas. Pois na última aula, fomos questionados sobre a participação do Brasil nas Olimpiadas e no Pan.
Aproveitamos e falaremos sobre o Judô no PARAPAN. Questionaremos os alunos se eles tem alguma idéia de como funciona a modalidade de Judô para o Deficiente Visual (as regras e a luta em si).
Ficamos devendo fotos sobre o Huka Huka (modalidade indígena de lutas), que já haviamos comentado em uma aula passada sobre (Luta Olímpica). Contamos sobre as Olimpíadas Indigenas disputada no Xingu e, das outras modalidades disputadas.
Ficamos devendo fotos sobre o Huka Huka (modalidade indígena de lutas), que já haviamos comentado em uma aula passada sobre (Luta Olímpica). Contamos sobre as Olimpíadas Indigenas disputada no Xingu e, das outras modalidades disputadas.
E também, separamos uma noticia que fala sobre uma disputa que aconteceu entre o Sumô x Huka Huka, promovida pelo Sesc de São Paulo.
Partiremos para a CAPOEIRA. Pensamos que deveríamos encerrar o nosso percusso na Oficina de Lutas com uma modadalidade tipicamente brasileira.
Questionaremos sobre o conhecimento dos alunos sobre a capoeira.
Levaremos Berimbau, CD com algumas músicas (caso ninguém saiba tocar o instrumento). E proporemos uma roda e a experimentação/familiarização com o berimbau.
Partiremos para a CAPOEIRA. Pensamos que deveríamos encerrar o nosso percusso na Oficina de Lutas com uma modadalidade tipicamente brasileira.
Questionaremos sobre o conhecimento dos alunos sobre a capoeira.
Levaremos Berimbau, CD com algumas músicas (caso ninguém saiba tocar o instrumento). E proporemos uma roda e a experimentação/familiarização com o berimbau.
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REGISTRO:
A aula seguiu como planejado, tivemos 3 alunos (que participaram das últimas aulas)...
E a presença do Prof. Sérgio da Escola Hilton Rocha (visando a formação continuada).
Então, a uma certa hora, um de nossos alunos saiu da sala. Foi quando percemos que o excesso e informação estava cansativo e que naquele momento era necessário partirmos para a prática. (Temos que aguçar este sentido - a percepção sobre nossos alunos)
E começamos mais um tema da oficina: a capoeira.
O interessante é que, aquela imagem de que o professor é o detentor do conhecimento, ficou clara nesta hora. Um de nossos alunos pediu para que agente ENSINASSE E FISESSE TODOS OS MOVIMENTOS DA CAPOEIRA. Para nossa surpresa, pois este aluno, é um dos que sempre participa "sentado e opinando". E neste dia percebemos, novamente, a clara vontade dele em participar da roda (mesmo com a justificativa de que não sabia nada).
E outra surpresa para aula de hoje, um de nossos alunos disse que conhecia alguns colegas que gostam da capoeira e que ele os chamaria para aula. Em alguns minutos voltou para sala com mais 2 colegas. E continuamos a experimentação dos sons produzidos pelos instrumentos.
PARA A PRÓXIMA AULA SUGERIMOS A CONTINUAÇÃO DO TEMA. PEDIMOS PARA QUE OS ALUNOS LEVAR INSTRUMENTOS CRIADOS POR ELES OU MESMO INSTRUMENTOS JÁ PRONTOS PARA AGENTE FAZER A RODA DE CAPOEIRA.
E QUE ELES CONVIDEM OUTROS COLEGAS PARA PARTICIPAR DA RODA. SENDO QUE ELES CONCORDARAM COM A NOSSA IDÉIA...
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As fotos abaixo servem como complemento do nosso registo, desta aula tão rica!
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